segunda-feira, 11 de abril de 2011

CURSO DE HISTÓRIA

BOA NOITE

PRA QUEM  TA PESANDO EM FAZER UM CURSO A DISTÂNCIA A LICENCIATURA EM HISTÓRIA É UMA BOA OPÇÃO, ATÉ POR QUE EU ESTOU FAZENDO ABAIXO VOU POSTAR ALGUMAS INFORMAÇÕES SOBRE O CURSO E A FACULDADE

História

Duração: 3 anos Período: Encontros Presenciais: aos sábados, uma vez por mês para todos os polos. Para os polos de São Paulo, Taguatinga e Curitiba tambem serão oferecidos encontros quinzenalmente as 4ª feiras Carga Horaria: 2.800 horas Mensalidade: Clique aqui para consultar
Situação Legal: Autorizado Resolução CONSUP/CLARETIANO n° 02 de 31/05/2007.
Coordenador(a): Profa. Ms. Semiramis Corsi Silva
No curso de História, o licenciado estará apto a compreender o processo de construção da história e a interpretar como se opera a sua escrita ao longo do tempo. Além disso, receberá uma formação específica dentro das disciplinas próprias da história e, ao mesmo tempo, desenvolverá uma concepção humanística da sociedade, da cultura e da educação.
Durante o desenvolvimento do curso, o aluno terá oportunidade de entrar em contato com questões específicas da historiografia, como as principais discussões produzidas sobre a História Antiga, Medieval, Moderna e Contemporânea, além de conhecer processos históricos vinculados ao Brasil e a América.
O historiador é o profissional que consegue compreender as relações estabelecidas entre os homens nos diferentes tempos e lugares, aproximando e analisando diferentes culturas, o que lhe permite situar, de maneira objetiva, os processos históricos que conduziram à formação de sua própria sociedade.

Perfil do profissional

O egresso do Curso de Licenciatura em História do Centro Universitário Claretiano, entre outras habilidades e competências, deverá:
Conhecer e compreender as diversas concepções teórico-metodológicos que permitam a construção de técnicas para a investigação e reflexão das relações sociais e históricas;
Problematizar a respeito das relações estabelecidas pelos sujeitos históricos com o seu tempo e espaço;
Conhecer as referências e conteúdos básicos relativos às diferentes épocas históricas para a realização de pesquisas acadêmicas e para o desenvolvimento do processo de ensino aprendizagem no ensino fundamental e médio;
Realizar o exercício da multidisciplinaridade, transitando e dialogando com outras áreas do conhecimento humano;
Ser capaz de desenvolver projetos e pesquisas em outros ambientes que não escolares. Saber utilizar de recursos informacionais e computacionais para o desempenho da investigação e docência;
Dominar estratégias pedagógicas para a construção do conhecimento nas várias etapas de ensino (fundamental e ensino médio);
Refletir e posicionar-ser frente às políticas e legislação educacionais.

Campo de atuação e mercado de trabalho

O Profissional licenciado em História será capaz de atuar como professor de história em suas diversas áreas de conhecimento e apto a desempenhar a sua função de historiador como um “conhecedor da natureza do conhecimento histórico e das práticas essenciais de sua produção e difusão” (Parecer nº.: CNE/CES 492/2001, p. 07).
O Curso de Licenciatura em História do Centro Universitário Claretiano está voltado especificamente para a formação do professor desta disciplina. No entanto, pela amplitude de sua formação e das disciplinas ofertadas, permite a atuação desse profissional em diversos campos do mercado de trabalho, como aqueles vinculados à manutenção do patrimônio cultural e à atuação em museus, acervos e arquivos históricos, bibliotecas e áreas artísticas e jornalísticas.
O Curso de História possui mais um diferencial: ao mesmo tempo em que prepara um profissional qualificado para o mercado de trabalho, contribui para o aprimoramento de seu grau de instrução e para a conscientização de seu papel de cidadão. Instrução e responsabilidade social juntas em um mesmo curso!


Centro Universitário Claretiano
O Centro Universitário Claretiano - Claretiano - Batatais é mantido pela Ação Educacional Claretiana - Educlar, que é dirigida pelos Padres Missionários Claretianos, desde 1925, com sede à rua Dom Bosco, nº. 466, bairro Castelo, na cidade de Batatais - SP.
Depois de várias décadas de funcionamento como internato, os Missionários Claretianos decidiram dar nova orientação ao Colégio, transformando-o em um Centro de Ensino Superior, objetivando formar professores e profissionais em geral, com espírito cristão e sólida formação humana.
A dedicação dos Claretianos à educação superior começou no ano de 1970, com a fundação da Escola Superior de Educação Física de Batatais, que abriu as portas para o surgimento da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras "José Olympio". Posteriormente, as Faculdades Claretianas, que contavam com campus nas cidades de Batatais, Rio Claro e São Paulo, transformaram-se em Faculdades Integradas - Uniclar - União das Faculdades Claretianas.
A unidade de Batatais foi credenciada como Centro Universitário Claretiano por meio do Decreto Presidencial de 25 de abril de 2001, após aprovação no Conselho Nacional de Educação, mediante o parecer CNE/CES 326/2001, e recredenciada por meio da Portaria Ministerial nº. 4.501, de 23 de dezembro de 2005 (DOU de 26 de dezembro de 2005 - Seção I - p. 22). Em 2005, a Congregação Claretiana celebrou 100 anos de trabalhos com a educação no Brasil. Em 2009, recebeu mais uma visita para recredenciamento e aguarda Portaria a ser publicada no Diário Oficial da União.
Desde 2002, a instituição vem investindo na Educação a Distância. Esta modalidade permitiu ao Claretiano ampliar novas oportunidades educacionais, fortalecendo com isso a presença desta IES na sociedade e a inclusão social de jovens e adultos de todo Brasil, tendo sempre como referência a qualidade dos serviços oferecidos nos cursos de Graduação, Pós-Graduação e Extensão.
Atualmente, o Claretiano (Batatais) oferece 26 cursos de Graduação presenciais e 30 cursos de Graduação na modalidade a distância nas áreas de Educação, Saúde, Administração, Religião e Tecnologia.
Oferece, anualmente, um conjunto de 40 a 50 cursos de Pós-graduação (Especialização - lato sensu) nessas mesmas áreas e diversos cursos de Extensão Universitária.
Partindo do princípio de que a educação é promotora da dignidade da pessoa humana e do seu desenvolvimento integral, a atividade educativa dos Claretianos sempre esteve atenta ao processo histórico da educação no país. Coerentes com esses princípios, intensificam-se constantemente as reflexões a respeito das questões básicas da educação em todos os segmentos da Instituição, visando ao crescimento harmônico de toda a comunidade educativa.
Atualmente o Centro Universitário Claretiano mantém uma série de projetos e programas em andamento permanente, respondendo aos princípios de sua missão institucional. São ações que se estruturam, sobretudo, nas grandes áreas do conhecimento em que a instituição desenvolve sua atividade educacional e objetiva, além da própria construção do conhecimento, a promoção da cultura, a integração social dos sujeitos envolvidos, a capacitação profissional, a preocupação com o meio ambiente e o cuidado com aqueles que se encontram em situação de vulnerabilidade social.
A busca da excelência do Claretiano está relacionada principalmente ao oferecimento de um ensino de qualidade (como centro universitário), comprometido com a formação pessoal e profissional do aluno e indissociável à extensão e à iniciação científica; aqui, dando ênfase à articulação do ensino, da iniciação à pesquisa e da extensão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário