segunda-feira, 11 de abril de 2011

DICAS DE CONRUÇÃO CIVIL

BOM GALERA


PRA QUE TA PENSANDO EM CONTRUIR AQUI VAI ALGUMAS DICAS:




Lançamento:
Produzida com a tecnologia CRFS - Cimento Reforçado com Fio Sintéticoa Eterplac - Placa Cimentícia, é ideal para projetos que exijam versatilidade, rapidez na montagem e um excelente acabamento.
Em função de suas características, apresenta uma excelente performance técnica no que se refere à trabalhabilidade, durabilidade, estabilidade e resistência à umidade. Isto se traduz num produto que proporciona: 

 
Ampla versatilidade de uso: paredes internas e externas, áreas secas e úmidas, fachadas, beirais e oitões, shafts, módulos construtivos, construção steel framing, entre outras;
 
Ótima relação custo-benefício: redução dos custos com mão de obra e com o desperdício de material, bem como dos prazos de entrega.

A Eterplac está disponível em diversas dimensões e espessuras, possibilitando os uso nos mais diversos tipos de projetos e aplicações.
 Para visualizar clique AQUI.  Fonte: www.eternit.com.br
 

Dicas para construção e reforma
Assista os vídeos relacionados abaixo:



1. Planeje sua obra e compre os materiais com antecedência;
2. Não contrate qualquer um para ser seu construtor, peça referências;
3. Fique atento. Um traço errado no reboco, no concreto, ou um ferro mal dimensionado pode levar à rachaduras e fissuras;
4. A profundidade do alicerce é importante, deve ficar colocado sobre terreno firme;
5. Uma parede mal planejada pode ser dinheiro no lixo, você pode ter que derrubá-la, por arrependimento;
6. É muito comum em nosso país as obras sem a presença do Engenheiro. Em nossas andanças por obras constatamos o seguinte:
a) Os pedreiros e mestre de obras costumam , no momento de estimar a armadura das estruturas, subdimensionar as vigas e superdimensionar as lajes ;
b) Uma armadura superdimensionada pode levar a gastos maiores com mão de obra e material e subdimensionada acarretará certamente fissuras indesejáveis, que proporcionarão ao proprietário a sensação de medo enquanto não for corrigido o problema, e aí virão novos gastos. De qualquer forma você acabará gastando mais do que deveria ;
7. Quem de nós ainda não viu aquelas fissuras ou trincas nos cantos inferiores das janelas ??
A solução é a seguinte: mande quebrar no local e em volta em torno de 50 cm até chegar no tijolo, e coloque uma custura de ferro apropriada no lugar onde existiam as fissuras(já existem no mercado materiais para este fim) . Daí faça uma argamassa no traço 1:3 (1 volume de cimento para 3 volumes de areia fina) e cubra a área a ser recuperada!
Pronto! Provavelmente as trincas não aparecerão mais.
8 -Em lojas de materiais de demolição, é possível encontrar produtos de qualidade em bom estado por um preço abaixo do mercado. Por exemplo: grades, portas, tijolos e outros.
9 - Procure projetar banheiros lado a lado para economizar na metragem da tubulação.
10 - A tinta epóxi ou a borracha clorada, são ótimos substitutos do azulejo para áreas molhadas.
11 - Para o piso, o granilite é econômico e resistente, sendo uma ótima opção para substituir mármore ou granito.
12 - Em um projeto rústico, consulte seu arquiteto sobre a possibilidade de deixar internamente visível o telhado (sem forro).
  Dicas para construção e reforma

Corrosão de Armaduras em Elementos Estruturais (Pilares)
A foto abaixo mostra claramente os efeitos da acentuada corrosão em armaduras (ferragens), inclusive com fácil desagregação do concreto. As fissuras que aparecem no pilar nada mais são do que o resultado da expansão interna do volume (diâmetro) dos ferros utilizados no Pilar. Ao oxidar-se com o decorrer do tempo o ferro (Aço de construção) expande seu volume, provocando assim as fissuras externas no Pilar.
                                

Como o Pilar trabalha a compressão para suportar o peso da estrutura situada acima dele, um fissuramento provocaria uma diminuição da seção transversal do mesmo e, consequentemente no local haverá um ponto vulnerável, propiciando, se não houver um tratamento, o esmagamento do Pilar e comprometimento da estrutura. Tudo este processo é lento, mas ininterrupto.

Muitos por desconhecimento, acham que o simples preenchimento das fissuras com argamassa de cimento e areia e algum aditivo, soluciona o problema. Tal procedimento não resolve o problema e a oxidação continua por que não foi tratada.

A solução implica em linhas gerais:

- remoção do concreto afetado

- reconstituição da seção original da armadura

- em casos de início de corrosão sem comprometimento do concreto e das barras de aço, recuperar o componente estrutural mantendo as dimensões originais através de argamasa apropriada e com traço específico

- em casos avançados de corrosão, reformar o componente estrutural aumentando as suas dimensões originais através de reforço

- eventualmente, demolir e reconstruir o elemento afetado.

Vale salientar, que a oxidação de armadura pode acontecer em qualquer elemento estrutural a saber: Pilares, vigas e lajes.

Os serviços acima mencionados, por serem de grande responsabilidade, devem ser executados por firma de Engenharia responsável ou Engenheiro Civil.
Como calcular o custo e quantidade de materiais para execução de seu piso? clique AQUI
Conheça a PLANILHA DE COMPOSIÇÃO DE PREÇOS UNITÁRIOS CONSTRUÇÃO, para calcular os custos e quantitativos de sua obra, clicando AQUI
Conheça as funções dos operários envolvidos na construção civil
Encarregado Geral de Obras: Planejar, organizar e monitorar as atividades de construção civil, montagens e instalações eletromecânicas, e lançamentos de cabos em Linhas de Transmissão.
  
Mestre-de-obras: coordenador das atividades do carpinteiro, pedreiro, servente e armador, controle de planilhas de material, interpretação de produção, analisar relatórios, identificar falhas no serviço.

Pedreiro: irá fazer preparação de massas, organização do local da obra, aplicação de revestimentos, disponibilizar materiais para a obra.

Servente: irá auxiliar o carpinteiro e o pedreiro, remoção de materiais, desmontar alvenaria, cortar materiais, definir etapas de serviços, preparação de massas.

Carpinteiro: irá fazer a montagem de formas de madeira, conferir esquadros, planos de corte de peças de madeiras, distribuição de cavaletes.

Auxiliar de pedreiro: auxiliar do pedreiro na preparação de massas,  organização e limpeza do local da obra, disponibilizar materiais para a obra.

Armador de ferros: produção de armação e corte de ferragens, analisar medidas, montar gabaritos para corte, fixar estribos, montar barras em geral.

Nenhum comentário:

Postar um comentário